(FOTO: em nov./1990, em Belém, o violeiro ABIEZÉR SILVA e "NATO" AZEVEDO (de chapéu)
 
DESTINO INGRATO
"...sei que é dificil sair do nada e
alcançar a maior glória". (trecho de
"Entre vales e montes", do Autor)

"Os sonhos são como deuses... desaparecem
se você deixa de acreditar neles". (Cantor MOSKA,
no progr. "Encontro" de 17/9/2013, TV GLOBO.)

Conforme registrei em crônica anterior -- "Um novo tempo... 40 ANOS depois" -- venho tentando gravar em video minhas canções desde 2009, quando o apresentador do "Caldeirão do Huck" propoz-se receber videos caseiros, para mostrá-los na TV. Pouco tempo depois nasceria o "Garagem do Faustão", cujo regulamento segue o padrão global de... "venha a nós tudo, pro vosso Reino nada".
De falha em falha -- após tentativas gentis dos amigos Davi Soares e Carlos Rauda -- entre fracassos e promessas, eis que surge em minha casa o "Salvador da Pátria", que já nos visitava regularmente 2 ou 3 vezes por semana, para adquirir material de reciclagem para ventiladores, máquinas de lavar roupa, liquidificadores, etc. Aliás, gravações em fita de amigos artistas amadores eu já fazia desde 1970 e tanto, em meus primeiros dias na Capoeira e inspirado pelo exemplo do empresário MARCUS PEREIRA, que registrou cantadores, vileiros e outros artistas folclóricos de boa parte do país. Infelizmente, tais fitas-cassette extraviaram-se, uma outra destruímos num azíago mês de 2010.

Como o Destino adora "brincar" conosco, foi por puro acaso que o sujeito "filmou" meu irmão às escondidas, com seu celular, relatando suas peripécias na Capoeira de Belém. Ao ver aquilo percebi ali a sonhada chance de retomar meus objetivos. Márcio Oliveira aceitou a "missão" com prazer, já me fez 30 ou 32 "takes" -- só aos domingos à noite, em sua casa -- e ignora até conceitos pessoais e crenças para permitir canções contendo palavrões e citando o Demônio e "diabos" menores, como os políticos.
Cumpro feliz um quase dever com os amigos de juventude que apoiaram meu fracassado projeto de adquirir a FILMADORA... as filmagens atuais, mesmo amadoras, são exatamente o que eu pretendia realizar, a partir do apoio desses herõis solícitos e altruístas. (Não posso deixar de registrar os R$ 120,00 reais me doados em agosto/2012 pelo empresário Joaquim P. Conceição, primeira pessoa a investir no meu talento.)  Quem quiser, poderá conferir alguns do "videoclips" de minuto e meio em... www.youtube.com/user/ natoazevedo, registro sonhado por mais de 3 décadas, driblando o "destino ingrato" de tantos artistas amadores que me precederam.

Venci o Destino ingrato dos velhos pagodeiros do Morro onde nasci -- inclusive meu vizinho "Pauzinho", pai da bela Sandra -- cujos lindos sambas ficaram registrados apenas NA MEMÓRIA dos que os conheceram. Sobrepujei nos anos 80 o ingrato Destino dos artistas amazônidas do interior do Pará, violeiros, pintores, cesteiros, cujas obras Prefeitura alguma adquire e cujo talento nato todos ignoram. Já na periferia da capital, entre 1987 e 95, eu conheceria meia dúzia de talentos originais -- todos de música popular -- absolutamente menosprezados (e abandonados) por Secretarias disso e daquilo. Pelo menos 4 deles já "partiram", nenhum deixou nada seu gravado e até os cadernos com as letras as esposas ou filhos "extraviaram", jogaram no lixo.

Inscrito no You Tube desde meados de 2008, por sugestão (ou insistência?) do amigo Fernando Rabelo, nunca vislumbrei oportunidade real de ter algo lá, até que os irmãos Dias lançaram em 2011 trechos de um registro de show de 1990, este com 64 minutos de duração. Por capricho ou irritação, o fato é que jamais apresentei no Teatro a declamação de cordel filmada no despretencioso ensaio geral... portanto, aqueles versos todos ficaram INÉDITOS por exatos 22 ANOS e -- somente graças mais uma vez ao mestre 'GUARÁ", na longínqua França -- finalmente trechos de nossa história pessoal pôde ser (e está sendo) mostrada, via Internet, no link... www.youtube.com/user/ natoazevedo

É claro que, com uma filmadora em casa, eu poderia preparar melhor os "takes", refilmar o que não ficasse bom, otimizar a iluminação e dedicar um longo tempo à finalização de cada "clip", acrescentando letreiramento e um som com mais qualidade. Há tempo para tudo... de forma um tanto cínica um filósofo concluiu que "para se ter TALENTO é preciso acreditar que se tem!" A frase soa absurda mas, no meu caso, absolutamente verdadeira!

As filmagens têm servido para que eu possa me ver com outros olhos... espelhos às vezes nos enganam! Aos 61 anos, completados nesse 1º de outubro/2013, não me imaginava tão velho, com um "cansaço existencial" que se reflete nos registros feitos com um celular moderno. Isso me permite refazer objetivos e redefinir metas: me basta agora tão-somente gravar minha obra musical do jeito que der e, se a Sorte um dia me sorrir, ver meu trabalho de compositor RECONHECIDO.

OBRIGADO A TODOS os que me acompanharam nos últimos 2 ou 3 anos, aos que "desistiram de mim" no meio da jornada -- excluindo meu email de suas caixas postais/adress -- e à Imprensa em geral, que me aturou por tanto tempo. A partir desta data reduzo meu cadastro de contatos (de mais de 200) para menos de 30 nomes, quem quiser ler ou saber algo sobre mim terá que visitar meus 4 Blogs (do Blogspot.com) ou as postagens ocasionais no RECANTO DAS LETRAS e também no portal cultural OVERMUNDO.
"É preciso seguir obstinadamente um caminho" -- reprisando palavras do cineasta Rossellini, em entrevista de 1977 ao JB -- com a certeza de que algumas das minhas 126 canções FARÃO SUCESSO, por uma questão de lógica... com a ajuda dos amigos, como sempre, aliás! A VIDA CONTINUA... dolorosa, divertida! Abraços a todos, do
         "NATO" AZEVEDO -- poeta, escritor e compositor (BRASIL)
****************************** *********************
DIVULGUEM minhas músicas e meu espaço NO YOUTUBE, por favor!

NATOAZEVEDO -- "Sobre-Vivo" --
 http://youtu.be/bW1RZjC4T0M