segunda-feira, 20 de maio de 2013

VIVA MARTINÁLIA !

VIVA MARTINÁLIA !

Um dia uma estrela brilhou nos céus do Brasil... e o Samba nunca mais foi o mesmo! O Samba e vários outros "estilos" assemelhados, ELZA SOARES "triturou" a forma tradicional de cantar, incrementando o morno samba dos anos 60/70 com pitadas de bebop, criatividade, improviso e personalidade.
Felizmente, o legado de Elza Soares "renasce" com o surgimento de MARTINÁLIA, herdeira legítima dos "trinados elzasoarescos", mesmo que não o queira, ainda que repisar o caminho artistico trilhado pela Deusa do samba sincopado, do samba com qualquer definição (ou até sem nenhuma!) não esteja em seus planos ou não seja de seu interesse imediato.
A intérprete maior do samba sem amarras nem formas definidas já tem uma sucessora. Vi/ouvi Martinália num program da ex-TV Cultura, hoje denominada TV Brasil, salvo engano meu. Era ELZA SOARES em carne e osso (bastante osso, aliás), ELZA de corpo e alma, muita alma, por sinal.
A letra abaixo não tem melodia, minha vivência no Samba -- quase nenhuma, diga-se de passagem -- não me proporcionou qualidades suficientes para fazer dessa letra um hino digno da homenagem que intento prestar à jovem MARTINÁLIA. Sendo assim, está aberto o convite a quem se proponha acrescentar uma melodia "de pêso", que justifique e valorize os versos de louvor a mais nova e vibrante voz do cenário musical do Brasil, tão cheio de funks, houses, raps, "breganejos" e "forróleiragens" inconsequentes e tão vazio de conteúdo e qualidade. Alguém se habilita?!

VIVA MARTINÁLIA !

I
Eu cuido da minha vida,
cada qual cuide da sua.
Eu trato bem todo mundo,
não dou vexame na rua...
vá cuidar da sua vida
que a Vida continua.

I I (REFRÃO)
Aprendi samba no Morro,
dispenso apresentação,
dos desafios não corro,
onde eu vou sou sensação.
Quem quiser falar de mim
pode dizer "o escambau"...
eu sou assim e não mudo,
não preciso de aval.
Quem é você, afinal ?!

I I I
"Seu" garçom, faça o favor
de me trazer bem depressa
1 copo de água gelada,
2 Melhoral e compressa.
Não me pergunte o que houve,
que isso não lhe interessa !

I V
Quem quiser falar de mim,
o faça com muito cuidado,
não preciso de inimigos,
só quero amigo a meu lado.
Sou filha e neta do Samba...
herdei um rico Passado !
"NATO" AZEVEDO (22/dez. 2012)

Nenhum comentário: