segunda-feira, 7 de março de 2011

CREDO DO ROCK

Meu objetivo, quando faço uma versão, é tentar ser fiel à mensagem original, manter algo (ou muito) do que o Autor quiz transmitir com sua canção.
No caso de "Cradle Rock" (...berço do rock?!) evitei traduzir a letra original para poder passar minha visão pessoal sobre o ROCK e o que sinto quando o ouço. Ficou assim:

CREDO DO ROCK


I
Quando a Vida está tão triste,
quando a dor cruel persiste,
quando nada mais existe...
quando estou no meu limite!

(refrão/côro):
EU CREIO NO ROCK!

I I
Quando o mar não está prá mim,
se minha sorte está no fim.
Se minha vida é só fracassos...
até quando fome eu passo!

I I I
Quando o Amor me abandona
e as tristezas vêm à tona;
se não há felicidade,
quando a Vida é só maldades.

(*solo de guitarra / declamação)

I V (parte quase falada)
Eu creio no Rock, na minha vida,
mais do que as Regras já estabelecidas.
O Rock me cura todas as feridas,
nele eu tenho meu ponto de partida.

(refrão/côro): EU CREIO NO ROCK!

V (parte quase falada)
Quando não há mais nenhuma alegria
o Rock é, pra mim, melhor companhia.
Se as forças falham, se estou "numa fria",
o Rock me traz novas energias.

(refrão/côro): EU CREIO NO ROCK!

V I
Para unir Nações e vidas,
pra curar tod'as feridas,
pra trazer mais alegrias,
novos sonhos, fantasias.

V I I
Como música que encanta,
que o Mundo inteiro canta,
que só faz da Vida dança...
que nos dá mais esperança!

(refrão/côro): EU CREIO NO ROCK!

V I I I
Se a situação é braba,
quando a dor é mais profunda,
quando "a barra está pesada",
quando as mágoas são mais fundas.

I X
Se a tristeza é, em mim, suprema,
quando a solidão é extrema...
se são grandes os perigos,
quando estou sem 1 amigo!
"NATO" AZEVEDO

OBS.: versão livre (e provisória)
de "Cradle Rock" (berço do rock),
de RORY GALLAGHER, 1972?

Nenhum comentário: